Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Formação Aud Int Nível Itr ênfase órgãos públicos

Brasília ( DF) - De 22 a 26 de maio, o Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) realizou o Curso de Formação de Auditores Internos Nível Intermediário (AUDI II), com ênfase em órgãos públicos. Voltado para profissionais que já atuam no Controle Interno, o curso contou com a participação de 30 militares oriundos das Inspetorias de Contabilidade e Finanças do Exército e de integrantes do Centro.

 

O objetivo do AUDI II é de complementar a formação dos militares e servidores civis do Sistema de Controle Interno do Exército, atualizando conhecimentos sobre normas e procedimentos em auditoria interna governamental, governança e no planejamento de auditoria baseada em riscos. “Enquanto o curso AUDI I é o básico, com o planejamento, execução e monitoramento, este entra mais em detalhes dos processos de auditoria e coloca conceitos novos que estão surgindo no cenário nacional e internacional”, explica o Coronel Adelson Robbi, coordenador do curso.

 

Representante da 12a Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (12ª ICFEx), situada em Manaus, o Major Luciano Moura Ferreira tem 7 anos de experiência em auditoria. Para ele, a expectativa é de que os conhecimentos adquiridos facilitem o desempenho das funções, pois a troca de informações e as discussões possibilitam conhecer a melhor forma de proceder. Há 6 anos exercendo atividades de Controle Interno, o Capitão Claudio Antonio Azevedo, da 1ª ICFEx, Rio de Janeiro, destaca que o curso proporciona uma base sólida para poder executar auditorias com a visão sobre os riscos da organização, atividade que está sendo implementada no Exército, contribuindo para busca da eficiência e eficácia na obtenção dos objetivos organizacionais.

 

 

Foco no mais importante

 

A auditoria baseada em riscos é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer tipo de auditoria. É utilizada tanto na iniciativa privada quanto no setor governamental. Alinha com os objetivos da organização e tem foco nos riscos. Então a auditoria pode focar no que realmente interessa, esclarece o instrutor do curso Wagner Martins de Morais, Secretário de Auditoria Interna do Tribunal de Contas da União.

 

A realização do curso foi uma parceria do CCIEx com o Instituto de Auditores Internos – IIA (The Institute of Internal Auditors). “O IIA é a principal organização de auditoria no mundo. Tem boa base teórica e muita experiência em treinamento e por isso esse vínculo é importante e proveitoso para ambas as partes”, explica Morais.

 

Fim do conteúdo da página