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Curso de Auditoria de Fraudes

CCIEx realiza Curso de Auditoria de Fraudes e Canal de Denúncias

Brasília (DF) - De 26 a 30 de junho, o Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) realizou no auditório da Secretaria de Economia e Finanças (SEF) o Curso de Auditoria de Fraudes e Canal de Denúncias. O evento foi aberto pelo General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, Secretário de Economia e Finanças do Exército e contou com a presença de 30 participantes entre militares e servidores civis do Sistema de Controle Interno do Exército (CCIEx e 11ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército), do Departamento-Geral do Pessoal, Departamento de Engenharia e Construção, Comando de Operações Terrestres, Departamento de Ciência e Tecnologia, SEF, Comando Logístico, Diretoria de Gestão Especial e Centro de Pagamento do Exército. A realização do curso foi uma parceria do CCIEx com o Instituto de Auditores Internos do Brasil – IIA (The Institute of Internal Auditors).

O objetivo do Curso de Auditoria de Fraudes e Canal de Denúncias é de reciclar e atualizar conhecimentos e também complementar a formação dos profissionais que executam atividades relacionadas ao controle interno. O curso abordou os aspectos mais importantes na detecção, tratamento, controle e prevenção da fraude em processos, bem como a utilização do Canal de Denúncias como ferramenta eficaz para fortalecimento da ética nas instituições.

Há 4 anos exercendo atividades de auditoria, o Capitão QCO Cont Adalberto Roberto Nunes Lüdtke é integrante da 11ª ICFEx, localizada em Brasília. O militar espera que o curso lhe  proporcione uma base sólida que lhe auxilie nos trabalhos de auditoria para  identificar as prováveis irregularidades com características de fraudes. Já o representante do DGP, o Cel Wagner José de Araújo, a expectativa é aproveitar os conhecimentos adquiridos nas atividades desenvolvidas pela Assessoria de Planejamento e Controle Orçamentário que está sendo implantada no Departamento.
    
Fraudes são quaisquer atos ilegais caracterizados por desonestidade, dissimulação ou quebra de confiança. Estes atos não implicam no uso de ameaça de violência ou de força física. As fraudes são perpetradas por partes e organizações a fim de se obter dinheiro, propriedade ou serviços ou para garantir vantagem pessoal ou em negócios. Entre as ferramentas para se combater fraudes foi desenvolvido o Canal de Denúncias que auxilia o combate a irregularidades, evitando prejuízos financeiros, danos à imagem organizacional, impedindo e punindo comportamentos que possam comprometer a reputação das instituições.

 

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