Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Denominação Histórica
Início do conteúdo da página

Denominação Histórica

 Busto, em bronze, do Gen Inocêncio Serzedello Corrêa, instituidor dos Tribunais de Contas no país.

 

"Em nome do governo, mais ainda em nome da República, que não desaparece com os governos, agradeço a tão prestantes cidadãos por terem aceitado as nomeações e para o bem da República, moralidade da administração, exato cumprimento do orçamento e economia nos dinheiros públicos, declaro instalado o Tribunal de Contas.”

Com estas palavras, o então Ten Cel Serzedello Corrêa – na época Ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto – promoveu a instalação do Tribunal de Contas da União, em 17 de janeiro de 1893.

O Gen Bda Inocêncio Serzedello Corrêa nasceu em Belém – PA, em 16 de junho de 1858. Assentou praça voluntariamente no 1º Batalhão de Artilharia da Corte em janeiro de 1874. Em março do mesmo ano, matriculou-se na Escola Militar, no Rio de Janeiro, onde, fruto de sua excepcional inteligência, bacharelou-se com distinção em todas as matérias que estudou.

Este insígne militar foi personagem relevante na proclamação da República e, no importante período de afirmação desta, foi Governador e Comandante das Armas do Paraná e depois Ministro das Relações Exteriores, cumulativamente com a pasta da Justiça. Foi ainda Ministro da Fazenda e da Agricultura, Deputado Constituinte em 1891 e Prefeito do Distrito Federal.

O Exército Brasileiro por considerar: a comunhão dos ideais pregados pelo Gen SERZEDELLO CORRÊA com os valores e com a missão da D Aud; a projeção desse ilustre soldado no contexto da história brasileira nos campos militar, político e econômico; a estreita ligação da D Aud com o TCU; e a importância de cultuar a memória de vultos proeminentes de nossa história militar, concedeu à D Aud, por meio da Portaria nº 959, de 21 de dezembro de 2006, a denominação histórica “DIRETORIA GENERAL SERZEDELLO CORREA”, justa homenagem a esse notável militar cuja decisiva atuação já foi amplamente reconhecida no meio civil.

Com a mudança de denominação, de D Aud para CCIEx, e considerando que este Centro herdou as Tradições, a Denominação e o Estandarte Histórico da D Aud, conforme a Portaria nº 10-EME, de 18 de fevereiro de 2011, a denominação histórica passou a ser “CENTRO GENERAL SERZEDELLO CORRÊA”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página